Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alguém, por obséquio?


Estava sentada num dos bancos do ônibus, bem à frente, perto da roleta que passa milhares de cidadãos. Ao meu lado estava minha irmã degustando as sensações da batata acompanhada com coca-cola. Conversávamos e ríamos.

Antes de o ônibus partir, entrou um homem. Suas roupas eram velhas e sujas.

- Fez um pedido: “Peço que me ajudem quem puder e com quanto puder. Deus abençoe!”.

Esse homem é apenas mais um diante de centenas de brasileiros que honestamente, por parte de alguns, utilizam o transporte público para pedir ajuda de outros brasileiros que diariamente o usam para ir trabalhar, estudar, etc.

Para alguns, esses “pedintes”, ou mendigos são motivo de incômodo, tem gente que simplesmente vira o rosto ou fecha os olhos para não encarar a realidade daquele que pede ajuda.  Eles andam pelo corredor nos pedindo poucos trocados.

Infelizmente ninguém tem um detector de honestidade, mas podemos agir conforme a nossa sensibilidade de ser humano e por alguns instantes nos colocarem no lugar daqueles que pedem.

- “Que país é esse?”, já se perguntava Legião Urbana. Hoje, pois, que a legião que governa o nosso país voltem seus planejamentos para a legião de pobres que entram todos os dias nos ônibus para pedir um real e também para aqueles que vivem numa pobreza extrema à margem as sociedade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário