Pesquisar este blog

sábado, 13 de dezembro de 2014

Artesanato Humano

por Sarah Camilo


Como estão costurando você? Como você está costurando a humanidade?


O corpo humano nada mais é do que um tecido. Por exemplo, quando ferimos a perna com profundidade, o médico precisa “dar pontos”, ou seja, costurar aquele tecido que de alguma forma foi rasgado. Não sou médica, então um profissional da área poderia explicar melhor, mas enfim, o ponto que pretendo chegar é que a vida humana é um artesanato.

Tudo aquilo que é artesanal exige sensibilidade no labor, não sou artesã, quem é poderia dizer com mais propriedade. Contudo, sou artesã da humanidade. E, neste caso não precisa ser um profissional da saúde ou do artesanato para entender que tudo aquilo que somos, ou melhor, fazemos, exige sensibilidade, cuidado, atenção.

Quando tomamos consciência da nossa condição humana, começamos a compreender que precisamos passar por um processo de costura. Por exemplo, a construção humana é como as fábricas de roupas. Tudo precisa de etapa. Tudo precisa ser feito com atenção. Tudo passa pelos olhos humanos, principalmente os do chefe. Não é mesmo?

Não sei se conseguem me entender. Calma!

Esse texto que escrevo é um tecido. Para entender melhor vamos à etimologia da palavra: texto vem do latim textus, de textum, que quer dizer tecido, entrelaçamento.

Existem vários tipos de tecidos. Qual tecido você é? Aqueles que na primeira lavagem estraga e depois precisa ser jogado fora? Aquele que estica e que é facilmente modificado\influenciado? Percebem que esses tecidos são os mais baratos. São aqueles que não tiveram atenção, cuidado, sensibilidade.  Ou você é como aquela calça jeans que custou caro e mesmo após passar por várias lavagens, de ser usada milhares de vezes permanece resistente\duradoura?  Isso acontece porque o tecido é bom e não foi feito de qualquer jeito.


Como estão costurando você? Como você está costurando a humanidade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário